Home  /  Comunicação e Conexão   /  Tudo o que precisas saber para o novo ano lectivo
Criança, menina, com auscultadores, a sorrir, em sala de aula, com caso castanho, camisa branca, lápis branco na mão, professora no fundo da sala

Chegámos ao início de mais um ano letivo, que se quer generativo! Pode estar ao rubro a curiosidade sobre a nova escola, nova sala, nova educadora, novas rotinas, enfim, questões que tendem a gerar nos pais alguma ansiedade e até receios.

Enquanto educadora, mãe e consultora em Parentalidade Generativa digo-te: CONFIA. Sê a diferença que faz a diferença! Para muitas crianças e respectivas famílias, estes são momentos desafiantes, sim, mas podem ser vividos com muito amor, generosidade, curiosidade e compaixão.

Permite-te ter o coração aberto e em coerência com a cabeça e sente a vibração que o campo te envia. Se à primeira vista parece complicado, na prática, e com a vivência da Parentalidade Generativa (PG), chegamos lá! Não estás sozinha/o, estou aqui para te apoiar e estou/ estamos, em Aldeia Generativa!

Quando vivemos em coerência com o coração, a nossa visão e as nossas intenções sobre o que queremos ver no mundo, tornam tudo mais simples e claro, agimos a partir de um local de amor e presença.

Saber que cada criança é um ser único e cada família é um sistema que merece da minha parte como educadora, atenção, respeito pelas vossas crenças, escuta ativa, atuar através das vossas reais necessidades e intenções, parece-me que ajuda, e muito! (Revelei-te há tempos, aqui, a dinâmica da minha sala.)

Mergulhando na estrutura profunda, indo ao encontro das vossas intenções, valores e crenças. Conhecer-vos a cada um, pois todas as famílias são diferentes e contribuem de forma diferente no que querem ver no mundo.

Como mãe, saber que os meus filhos são únicos e vieram ao mundo para manifestarem quem são. Por isso, é muito importante ter tempo de qualidade para os escutar, investigar e perceber a intenção positiva por detrás do comportamento que estão a ter neste momento de início de um novo ciclo nas suas vidas. Falo deles e de nós, pais!

Confiar na escola, pessoas que diariamente participam na vida dos nossos filhos, fomentando sempre um trabalho de cooperação e harmonia. Uma extensão da família.

Que este ano letivo abras o teu coração (mente cardíaca) e a tua mente (cognitiva) para criar generatividade na tua vida e automaticamente, na vida dos teus filhos e de quem vos rodeia. Assim, é essencial:

  • Aceitar o teu filho como é, e não como gostarias que fosse;
  • Despir a tua mente de crenças que não são tuas, e por certo também não são do teu filho (não te esqueças que carregamos connosco 7 anos de gerações passadas. Convido-te a reflectires e investigares sobre isso);
  • Investigar que intenções tens tu enquanto mãe/pai e de que forma estás a ser o exemplo para os teus filhos (lembra-te que a pessoa não é o seu comportamento, portanto quem é o teu filho para além deste comportamento que te está a mostrar, o que é que ele te está a tentar dizer?);
  • Conseguir tempo para ti, para nutrir o teu bem estar emocional e desta forma conseguir agir maioritariamente através de um lugar de amor ao invés de acionarmos gatilhos que nos levam a considerar castigos e repreensões capazes de funcionar. (satisfaz as tuas necessidades em primeiro lugar);

Praticando e vivenciando a Parentalidade Generativa, vais seguramente, encontrar em ti estratégias que te ajudarão no equilíbrio e harmonia emocionais, que por consequência trarão esses mesmos mecanismos aos teus filhos.

Deixo-te o desafio:

Procura a conexão entre ti e o teu filho, despe-te da perfeição que a sociedade ilusoriamente quer que vivas. Tu existes, és especial e único! Os teus filhos também!

Que seja um ano letivo recheado de uma luz imensa e um despertar na curiosidade e amor!

Educadora de infância desde 2009, onde a principal ambição é permitir que a criança seja ser quem ela veio ser! Escuta-la com Amor e generosidade, ter a capacidade de aprender com ela. Consciente de que o que se passa na infância, não fica na infância e portanto, assumir o compromisso de que a minha mensagem e prática seja coerente e congruente com os valores que acredito e pratico.Neste momento, já consultora em Parentalidade Penerativa, despertou o meu consciente para uma atuação ainda mais equilibrada e em harmonia comigo e com as crianças que passam por mim!

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO