Estratégias que preparam para os desafios deste ano letivo
O mundo muda todos os dias, nós também porque somos natureza e face a novos desafios, há estratégias que preparam para o novo ano letivo, até porque, escolas, professores e educação, em geral, somos chamados, mais do que nunca, à linha da frente!
Um dos grandes desafios dos profissionais da área da educação passa pela gestão do que acontece em contexto escolar. Um contexto recheado de múltiplas personalidades e necessidades, vários níveis de interesses e formas de processar, codificar e organizar a informação que recebe do exterior através dos cinco sentidos – sistemas de representação da Programação Neurolinguística (PNL), metaprogramas, memórias, valores, crenças… sempre presentes no trabalho da Parentalidade Generativa. E não, não me refiro apenas às crianças, englobam-se aqui, profissionais e famílias, vivemos em holonarquia, somos sistemas. Vivemos em comunidade e, será através desta, que se inicia em casa (como nos disse Virgínia Satir, as famílias são o microcosmos do mundo) e se estende ao contexto escolar, através do RESPEITO, INCLUSÃO e INTEGRAÇÃO de todos, que se se poderá elevar a educação para o nível de excelência da generatividade que inclui a consciência, congruência e equidade, onde cada um pertence e pode descobrir e partilhar com o mundo o seu dom único.
A vivência da Parentalidade e Educação Generativa nos professores e educadores
A vivência de uma Parentalidade e Educação Generativa requer, dos adultos, um processo de desconstrução interna, de autoconhecimento, de crescimento pessoal e humano. Durante muito tempo fui aquela Educadora que se centrava no exterior, que queria controlar tudo à minha volta, que procurava fora as soluções que desconhecia ter dentro, que acreditava que os outros (crianças, colegas, famílias) deveriam ser e comportar-se à imagem e semelhança do que eu idealizava e acreditava ser correto. Não fazia a mínima ideia do impacto que a vivência dos pressupostos da Programação Neurolinguística e os 9 Princípios da Parentalidade Generativa iriam trazer à minha Vida, abençoados sejam!
Tenho, ao longo dos últimos anos, vivido um processo de profunda transformação interna que se iniciou quando percebi que havia algo maior, que o que acontece a um, acontece a todos, quando olhei para dentro e me responsabilizei pelos meus pensamentos e comportamentos. A cereja em cima do bolo tem sido descobrir a Parentalidade com PNL e Generativa. Que viagem ao mundo das INFINITAS POSSIBILIDADES, da RESPONSABILIDADE, da FLEXIBILIDADE, da ACEITAÇÃO, da CONGRUÊNCIA, da CURIOSIDADE e da CRIATIVIDADE!
Viver de forma Generativa é ir muito além da consciência, é um mergulho profundo na nossa estrutura interna, no (re)descobrir, resgatar e construir quem somos na verdade e o que aqui viemos fazer, que nos prepara para os novos desafios, também da escola e da educação, pois claro!
Estratégias generativas para acolher, integrar e transcender o novo ano lectivo
Está à porta um novo ano letivo. Um ano que será, acredito, devido à situação pandémica ainda vigente, desafiante em múltiplos aspetos. E, quanto maiores os desafios, maior terá de ser a nossa flexibilidade e capacidade, enquanto profissionais da educação, de estarmos à altura e preparados para os acolher, integrar e transcender. Lembrem-se, passa SEMPRE, primeiro por nós, adultos! Teremos de ser nós a fazer o nosso processo interno ao reconhecermos as nossas emoções e os comportamentos que manifestamos para as expressar ou não. É necessário um alinhamento entre quem somos, fazemos e dizemos para que possamos viver de forma congruente e generativa. Alinhar as mentes somática, cardíaca e cognitiva com a mente de campo.
Para encontrar e manter este alinhamento entre o que sou, digo e faço, que vai refletir-se, sem sombra de dúvidas, na minha prática profissional e sistema imunitário e espiritual (fruto das nossas crenças), sobretudo face aos desafios deste ano letivo, tenho vindo a desenhar e a praticar várias estratégias que tenho a certeza, vão ajudar-me quando retomar o trabalho. São estratégias tão simples e, para mim, altamente poderosas e possibilitadoras. Estratégias de COACH State (falar-te-ei do que é noutro artigo).
Para já, desafio-te a:
- Descalçares-te e colocares, conscientemente, os pés em contacto com o chão – terra, areia, relva… Crias estado de conexão, presença, abertura e consciência;
- Respirar de forma consciente – observar o ar que entra e que sai pelas narinas;
- Meditar – sentad@ ou a andar, dançar – com ou sem música (sempre que for uma música âncora, que crie ou ative estados positivos);
- Fazer pausas de 1 ou 2 minutos ao longo do dia – para contemplar o que está a acontecer dentro de ti, à tua volta, no presente, escrever, ler…
Estas são as minhas estatrégias atuais. Qualquer pessoa pode e deve encontrar as suas. O importante é que faça sentido para cada um e que nos permita realmente, vivermos centrados e alinhados, porque isso vai refletir-se no todo.
Lanço-te o desafio de partilhares aqui, com a Aldeia, as tuas estratégias de alinhamento. Aceitas?