Home  /  Comunicação e Conexão   /  5 liberdades de Virgínia Satir na Parentalidade Generativa

A Parentalidade Generativa (PG) assenta em muito do legado dos modelados de excelência da Programação Neurolinguística (PNL), sobretudo no que respeita à terapia familiar sistémica, à psicologia humanista e à antropologia, contemplando por isso, as cinco liberdades propostas por Virgínia Satir.

A mãe da terapia familiar sistémica lembrava o quão essencial é, que uma família entenda que estão a operar num sistema, onde cada qual tem uma contribuição única. Tal como a Parentalidade Generativa, Virgínia Satir tinha uma visão positiva e optimista das pessoas. Satir acreditava que todos os seres humanos possuem, dentro de si, competências e recursos que podem ser mobilizados na direcção da saúde, do crescimento e desenvolvimento pessoal e humano. A mudança é vista como uma oportunidade. É “um processo natural e constante através do qual os indivíduos se conhecem a si mesmos, realizam o seu potencial e vinculam-se aos demais”, garantia Virgínia Satir.

As crenças de Satir são as crenças da PG

  • As pessoas são milagres e dignas de amor;
  • Cada pessoa é uma manifestação da sua força vital e foi-lhe dado o dom do espírito interno;
  • Mudar é possível;
  • Nós temos escolhas, sobretudo para responder aos eventos em vez de reagir aos mesmos;
  • Podemos conectar-nos com base nas nossas semelhanças e crescer com base nas nossas diferenças;
  • Quando recebemos novas informações ganhamos novas possibilidades;
  • O problema não é sair do problema. É a maneira como lidamos com o problema;
  • Por trás de cada comportamento há uma intenção positiva.

Esta mulher incrível, reconhecia as famílias nas suas alegrias e dificuldades, tanto que afirmava:

“Acredito que ser pai é o trabalho mais difícil, mais complicado, repleto de ansiedade, suor e sangue do mundo. Requer o máximo de paciência, bom-senso, compromisso, humor, tacto, amor, sabedoria, consciência e conhecimento. Ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de experiência mais gratificante e alegre de uma vida, a de sermos guias bem-sucedidos de um ser humano novo e único.”

O legado de Satir na Parentalidade Generativa

Convido agora a abrandar, silenciar e colocar-se as três questões que se seguem:

  • Como seria se todas as famílias co-criassem uma vida com significado?
  • Como seria se cada um revelasse ser quem realmente é?
  • Como seria construir uma família, longe dos padrões herdados e impostos e ainda assim ser aceite?

Para que as respostas, autênticas e congruentes, possam emergir, instalar-se nos músculos e na dinâmica diária da família, praticamos as cinco liberdades:

As Cinco Liberdades

  • A liberdade de ver e ouvir o que se deseja em vez de ver e ouvir o que se deve;
  • A liberdade de dizer e pensar o que se deseja em vez de dizer e pensar o que se pode;
  • A liberdade de sentir e expressar o que se deseja em vez de sentir e expressar o que se permite;
  • A liberdade de perguntar e informar-se sobre o que se deseja, em vez de perguntar e informar-se sobre o que se dispõe;
  • A liberdade de decidir e assumir riscos em vez de decidir e assumir riscos que parecem seguros e próprios.

Um exercício que gosto de fazer quando sinto que não acedi a alguma das cinco liberdades é, viajar até ao futuro e ver o que ouvirei, escutar o que escutarei e sobretudo, sentir o que sentirei com as cinco liberdades integradas na minha vida pessoal e da minha família.

O que se transforma agora?

Com amor,

Rita

P.S. – Um dos temas queridos, da Certificação Internacional do PNL Practitioner em Parentalidade Genertiva – NLP University California, é o legado de Vírginia Satir.

A Rita acredita que “a vida não é sobre perfeição, é sobre conexão”. Nascida em Portugal é uma cidadã do mundo. Mãe de duas gurus, numa família multi-cultural, é pnl master trainer e globalmente reconhecida por ser a pioneira a integrar a PNL e o trabalho Generativo na Parentalidade e famílias, criando a Parentalidade Generativa. Autora de “Mães do Mundo” e “Gurus de Palmo e Meio”, é ainda co-autora nos 1º e 2º volumes do “Powered by NLP” e a vencedora do 2019 NLP Award, na categoria Educação.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO