Home  /  Famílias Generativas   /  Três razões para as mães cuidarem de si próprias

Existem três razões essenciais para as mães cuidarem de si próprias, para colocarem foco no seu autocuidado. Queres ver? És mãe? Tens dificuldade em ter tempo para ti e para cuidar de ti?

Enquanto mães, (ainda) temos sempre tantas solicitações: o trabalho, a família, as tarefas domésticas e tanto mais, que muitas vezes nós próprias deixamos de fazer parte das nossas prioridades. Quantas vezes, tu, mãe, ficas em 2º ou 3º plano, porque escolhes, para a tua vida, outras prioridades que não tu? Muitas, certo? Talvez demasiadas…

E como te sentes? Talvez te sintas cansada, espartilhada com tantas solicitações, sem paciência ou até no limite… Isto é um processo totalmente inconsciente (em modo piloto automático) e acontece porque não cuidas de ti, porque não investes no teu autocuidado. Por isso, perdes a paciência com os teus filhos (porque também não a tens para ti), sentes-te cansada e sem força, a chegar ao teu limite…

Agora que já sabes o que te acontece quando não estás atenta a ti, partilho contigo três razões para cuidares de ti:

1. Mães tranquilas = filhos mais felizes

Ao cuidares de ti, és invadida por bem-estar, evidente para ti e para os que te rodeiam. Pois, quando estás bem, se te sentes feliz e tranquila, transparece em tudo o que tu fazes e também no teu contexto familiar. Com certeza, consegues oferecer outro tipo de apoio e resposta aos teus filhos e as diferenças são notórias. Como nos demonstra a Parentalidade Generativa, com a sua Programação Neurolinguística (PNL) sistémica, a família é um sistema e todos os elementos se influenciam mutuamente.

2. Tu és o exemplo para os teus filhos

Lembra-te tu és o exemplo para os teus filhos, tudo o que tu dizes e especialmente o que tu fazes está a ser observado e modelado pelos teus filhos. Temos neurónios-espelho. Já sabes como é importante cuidares de ti, acredito que possas querer o mesmo para os teus filhos

3. Cuida de ti e ganha flexibilidade para os desafios do dia-a-dia

Quando cuidas de ti, enches o teu pote da felicidade e coleccionas momentos de felicidade e bem-estar que te permitem viver com mais calma, mais tranquilidade e flexibilidade para gerires os desafios do dia-a-dia no teu trabalho e na tua família. Como nos diz a PNL, num sistema, o elemento mais flexível, prevalece (no bom sentido, porque é Parentalidade Generativa, numa perspectiva de holonarquia e não hierárquica). Quando cuidas do teu autocuidado tens mais paciência e com mais calma ajudas os teus filhos a lidar com seus os desafios de todos dias. Ao cuidares de ti, estás também estarás mais disponível para o teu parceiro e a vossa relação melhora. Mudas em ti, e tudo ao teu redor se transforma. Acredito que querer é poder, quando nos comprometemos connosco e quando nos colocamos na agenda, quando nos vimos e sentimos como uma prioridade, quando o nosso autocuidado passa a ser interiorizado, nós mudamos e connosco, tudo muda à nossa volta.

Já vimos que temos muito a ganhar com o tempo que investimos no nosso autocuidado, por isso, desafio-te a colocares-te na agenda e a veres-te como uma prioridade. É um acto de amor. Depois, investiga como te sentes e o que se transforma. Acredito que a mudança será transformadora. Lembra-te que se queres resultados diferentes, ousas fazer diferente!

Aos 35 anos, Liliana é mãe e educadora de infância. É formadora de pais. Acredita que: “Isto de termos crianças felizes só é possível com pais generativos, conscientes, felizes, informados e dispostos a aprender… também com os filhos!!”.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO