Home  /  Comunicação e Conexão   /  5 categorias familiares de Satir na Parentalidade Generativa

A Parentalidade Generativa integra as cinco categorias familiares de Virgínia Satir porque “cada palavra, cada expressão facial, cada gesto ou acção dos pais comunica à criança uma mensagem sobre o seu próprio valor. É triste que tantos pais não percebam as mensagens que estão a enviar”, lembrava a mãe da terapia familiar sistémica. Satir percebeu que existem quatro categorias responsáveis ​​por muitos conflitos familiares e uma que pode ser usada para resolver conflitos e aproximar pessoas, criando relações saudáveis e harmonia.

A intenção não é a de etiquetar pessoas e sim, a de encontrar uma orientação que permita identificar características, pontos fortes e fracos de cada indivíduo, permitindo acolher, integrar e transcender as diferentes partes. Até porque, diz-nos um dos pressupostos da Programação Neurolinguística (PNL), somos um conjunto de partes, muitas delas em conflito entre si e que tendem para a união. Tanto, que Satir desenvolveu aquilo a que chamou “a festa das partes” (a exploração e dança destas categorias, o modelo de Satir e o trabalho de partes são também, temas muito queridos e presentes no PNL Practitioner em Parentalidade Generativa da NLP University California).

Categorias que detectam incongruências

Estas categorias de comunicação auxiliam os elementos família a tornarem-se conscientes dos seus comportamentos incongruentes. Ou seja, a mente pensa uma coisa e o corpo faz outra – por exemplo, fingir um sorriso. É por isso que quando os pais procuram ignorar os desafios que existem em casa, o corpo emite sinais opostos. Intuitivamente (e também através dos neurónios espelho) os demais sentem que existe algo incongruente, o que gera conflito.

E como não somos o nosso comportamento, ele tem sempre uma intenção positiva e revela algo que quer manifestar-se, é importante perceber as várias formas de manifestação.

“O que permanece no passado individual dos pais, não-resolvido ou incompleto, frequentemente transforma-se na parte irracional de se relacionar com os filhos”.

Virgínia Satir

O que comunicam as cinco categorias familiares

As cinco categorias detectam-se na expressão corporal e emergem sempre que não conseguimos exprimir sentimentos, pensamentos, necessidades, opiniões:

  1. Acusador
  2. Apaziguador
  3. Computador
  4. Distractor
  5. Nivelador

É fácil identificar cada uma das categorias, já que se expressam em comportamentos:

O acusador por exemplo, é aquele que tem uma competência particular para apontar falhas e problemas. Não assume responsabilidade pessoal e encontra sempre um culpado externo. Esconde um sentimento de alienação e solidão atrás de uma máscara estável e bondosa. É provável que inicie conflitos.

O apaziguador é quase o oposto do acusador. É aquele que procura apaziguar discussões e desentendimentos. Estão dispostos a agradar, sem afirmações, sem discordar e vivem à procura de aprovação e validação externa. Evitam conflitos. A principal preocupação é a de agradar aos demais. Apresentam uma auto-estima fragilizada.

O comportamento do computador é muito correcto e adequado, só que não expressa emoções, dissimulando um sentimento de vulnerabilidade. Parecem, muitas vezes, frios ou insensíveis. Um computador pode estar a explodir por dentro e aparentar muita calma e racionalidade. Costumam emitir julgamentos de valor de forma disfarçada, levando a que os demais concordem com eles. 

Os distractores procuram atenção para compensar os seus sentimentos de solidão ou de inadequação. Os distractores utilizam uma série de emoções, passando da raiva à culpa, para evitar um problema ou manipular a forma como os outros se sentem. Utilizam uma série de comportamentos das categorias: Acusador, Computador e Distractor.

O computador e o distractor têm um objectivo idêntico: o de desviar a atenção de todos para outra direcção. Só que, enquanto o distractor procura distrair apontando para outra direcção, de forma a que não se veja a dificuldade em causa, o computador tende a fechar-se no seu mundo.

E há ainda, o nivelador, aquele que quer comunicar-se de uma forma sincera, aberta e compreensiva sobre o que está a suceder e procura encontrar a origem do problema, ao contrário das outras quatro categorias ou papéis, que na verdade, não investigam e procuram ignorar os seus sentimentos e emoções.

Os niveladores são dotados de equilíbrio emocional e relacionam-se com todas as restantes categorias. São assertivos. O objectivo do nivelamento é a resolução mútua de problemas. Por isso, os niveladores têm poucas ameaças à sua auto-estima. Linguagem, tonalidade, movimentos corporais e expressões faciais transmitem a mesma mensagem – existe congruência.

A categoria de comportamento da comunicação do nivelador pode ser usada para resolver conflitos e aproximar pessoas. A distinção do nivelador é que este apresenta respostas congruentes em tempo real. Todas as outras respostas são o resultado de sentimentos internos negativos, fazendo com que linguagem verbal e corporal sejam incongruentes.

Que comece a investigação!

A Rita acredita que “a vida não é sobre perfeição, é sobre conexão”. Nascida em Portugal é uma cidadã do mundo. Mãe de duas gurus, numa família multi-cultural, é pnl master trainer e globalmente reconhecida por ser a pioneira a integrar a PNL e o trabalho Generativo na Parentalidade e famílias, criando a Parentalidade Generativa. Autora de “Mães do Mundo” e “Gurus de Palmo e Meio”, é ainda co-autora nos 1º e 2º volumes do “Powered by NLP” e a vencedora do 2019 NLP Award, na categoria Educação.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO