Home  /  Famílias Generativas   /  Yoga e Parentalidade Generativa & PNL são formas de vida
Estátua em pedra com figura a abraçar pétalas de flores.

Enquanto praticante de Yoga e da Parentalidade Generativa (PG) com PNL da qual sou também consultora e practitioner, vivencio o tanto que ambas têm em comum.

Há dias, estive à conversa com a nossa Aldeã Ana Luísa Monteiro, que entre muitas outras coisas, é instrutora de Integral Yoga®. Concordámos que quer no Yoga, quer na PNL, encontramos o caminho que nos permite alcançar a harmonia entre o corpo, a mente e algo maior. Em ambas, partimos do Estado Atual (EA), resgatamos e criamos, intencionalmente, recursos, para chegar ao Estado Desejado (ED).

Para além do muito que têm em comum (o Yoga e a PG), talvez  o que as distinga resida no COMO fazemos para alcançar um objetivo, transformar obstáculos e/ou até mesmo fazer o caminho da auto descoberta (EA → ED).

Como funciona a Parentalidade Generativa

Partilho convosco uma situação particular que aconteceu recentemente. Entre dias cheios, muitos deles com os desafios característicos dos tempo que vivemos – aulas síncronas de um dos miúdos, apoio nas atividades do outro, refeições a toda a hora, compras e outros afazeres domésticos, uns atrás dos outros – era meio da tarde e reparara que desde que acordara, ainda não tinha parado, a não ser para almoçar. Soaram os alarmes: senti-me repentinamente esgotada. Informei os míúdos que durante alguns momentos estaria apenas disponível em mim, e expliquei porquê. Reconheci que era o momento de resgatar recursos, conectada com a minha intenção, rumo ao estado desejado. Aplicando a PNL foi assim:

  • Parei e sentei-me confortavelmente;
  • Respirei conscientemente durante breves minutos, entrando em COACH State, alinhando as três mentes – cardíaca, somática e cognitiva, com a mente de campo;
  • Agradeci ter escutado e respeitado o meu corpo, a mente somática;
  • Com generosidade e curiosidade, questionei-me como tinha feito para não ter estado presente até aquele momento (qual a estratégia, que pensamentos, sensações, emoções sentira…);
  • Com curiosidade, perguntei-me o que ia fazer “aqui e agora”, para parar, respirar e viver presente em mim (e assim disponível para os meus filhos), mais vezes ao longo do dia;
  • Reconheci a intenção positiva que me estava a exaurir, assumindo responsabilidade pessoal e voltei ao compromisso de cuidar de mim antes de cuidar de mais alguém.

Este é um exemplo prático de como aplicamos a Parentalidade Generativa e a PNL na vida, no dia-a-dia e que encerra em si os fios condutores que a orientam.

Como funciona o Yoga

Quanto ao Yoga, a Ana partilha aqui connosco a sua visão e experiência enquanto praticante dentro e fora do tapete.

A presença e influência de memórias, crenças, bloqueios e limitações acontecem porque não limpamos o nosso Campo. Nós somos Seres Divinos. Todos somos UM. Somos plenamente responsáveis por tudo aquilo que nos chega, por tudo aquilo que experienciamos pois a Vida é Pedagógica.

A Vida é perfeita, o Universo é perfeito e nós só temos que confiar. Para confiar contudo é preciso perdoar (diferente da visão da PNL, onde fazemos sempre o melhor que podemos e sabemos a cada momento). A nós próprias em primeiro lugar. Sendo aí que começa a nossa viagem com o Yoga. O yoga cria o espaço necessário ao perdão e à cofiança. Limpa e liberta tudo aquilo que já não mais nos serve. Como? Através da combinação de várias práticas interoceptivas que permitem aceder ao nosso Interior e logo à nossa Inspiração Divina. Ou seja, permite-nos aceder à verdade sem criar histórias de significados ou culpas…  

Na filosofia yógica não importa o porquê de um problema ou de onde vem, só importa limpar e sentir. Libertar padrões e programas repetitivos que apenas perpetuam o nosso foco, e se o foco for no passado, no problema, ele continuará . Tal como lavamos os dentes todos os dias, comemos, dormimos e todas as demais necessidades fisiológicas, fazemos Yoga. E não é preciso ser muito tempo. Basta tirar entre 20 e 30 minutos por dia dos 1440 minutos que o dia tem. Desfrutamos da viagem sem nos preocupar com o destino (em sintonia com a Parentalidade Generativa).

Mantemos a ação correta pela ação alinhada com os nossos valores, virtudes e sabedoria sem nos preocuparmos com os seus frutos. Assumimos a responsabilidade e compromisso connosco próprias com disciplina. Aos poucos tudo muda! É mágico ver como quando silenciamos o corpo e a mente passamos a ouvir e a receber toda ainformação que reside na sabedoria Universal compartilhando no inconsciente colectivo humano Luz e Amor em vez de dor e sofrimento.

O yoga assenta em:

  • Exercícios respiratórios (prᾱnᾱyᾱma);
  • Asanas (posturas);
  • Yoga Nidra (relaxamento profundo);
  • Mantras (vocalização de sons com vibrações específicas);
  • Meditação (atenção plena).

Com a prática continuada de yoga recarregamos as nossas baterias, libertamos peso e mantemos-nos presentes sentindo com confiança o que é melhor para nós. Não forçamos situações ou resoluções, não cobramos nada mas respeitamos-nos, conhecemo-nos e por isso sabemos quando nos retirar, tomamos decisões conscientes alinhadas com o percurso evolutivo da nossa Alma. Vibramos Alegria & Paz. Somos Livres. Om Shanti.

Assim, abrimos o foco, damos espaço à observação (observo o que está a emergir), para dar lugar a um subtil processo de transformação, em direção ao meu CENTRO, ao TODO.

Pratico Yoga e/ou PNL?

Escolhas o Yoga, a PNL, ambas ou outra prática, o caminho passa pelo compromisso, disciplina, tempo para te dedicares a ti. Sabe-se que para ocorrer a transformação, a mudança, é necessário criar novas ligações neuronais, e esse processo exige a repetição do novo hábito que se pretende implementar, durante uma média de 90 dias.

E perguntas tu: “como posso aplicar estas práticas na parentalidade? O meu filho tem que fazer Yoga? Ou frequentar um curso de PNL?” Seria interessante mas, mais do que o teu filho fazer alguma coisa, a mudança dele acontece quando te modela e isso depende daquilo que TU estás dispost@ a transformar. Quanto mais dentro, mais fora!

Viveu grande parte da sua vida em contacto íntimo com a natureza, cujas dinâmicas sempre lhe despertaram interesse. Engenheira Florestal de profissão, como meio de compreender esses fascinantes mecanismos e interações do e com o meio natural, depressa descobriu que também nós, seres humanos, somos parte integrante deste Universo.Nessa descoberta, procurou no Yoga o caminho de encontro com o EU. A Parentalidade Generativa com PNL surge na sua vida como ponto de encontro do autoconhecimento, com a parentalidade Generativa. A vivência da PNL e do Yoga acabaram por se tornar na sua forma de vida, permitindo-lhe aceder a uma consciência transcendental enquanto ser humano, mulher e mãe.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO