Home  /  Comunicação e Conexão   /  A consciência do Nervo Vago na Parentalidade Generativa

O bater do coração inicia-se por volta da 3ª semana de gestação, continuando toda a vida, numa dança harmoniosa e síncrona com a respiração que se inicia assim que chegamos a este Mundo, não é por acaso que o alinhamento entre coração e respiração – são centrais na Parentalidade Generativa!

A respiração é o resultado e ao mesmo tempo o agente da nossa harmonia interna. Elo entre Mente e Corpo, ela mantém uma íntima relação com o coração. A respiração apresenta alterações visíveis se estamos zangados, tristes, ansiosos ou com medo, ficando acelerada, superficial e descontrolada, mais localizada na parte superior do peito. Por outro lado, se estamos calmos, serenos, alegres ou felizes a respiração espelha estes sentimentos revelando-se igualmente serena, mais completa e profunda. Da mesma forma que os nossos estados mentais e emocionais influenciam e determinam o nosso padrão respiratório, o contrário também é verdade. Assim, podemos e devemos recorrer à respiração para reproduzir, recriar e manter estados positivos que desejamos cultivar em nós para uma Vida mais saudável e plenamente feliz pois o Mundo inteiro acontece dentro de nós! Já dizia Buda, tu és aquilo que pensas! E, considerando que aquilo que pensamos está intimamente relacionado com aquilo que sentimos, fica fácil ver esta relação que nos permite aumentar o estado de conexão.

Considerando ainda que o nosso corpo dá informação permanente sobre aquilo que sente – que também contribui para aquilo que pensamos – e que este sistema de biofeedback é permanente, mantendo o objetivo de repor e manter a homeostasia interna, encontramos aqui um aliado essencial, presente nesta equação: o Nervo Vago!

A importância do Nervo Vago

O nervo vago percorre todo o nosso tronco! Liga todos os órgãos internos e também é conhecido como o décimo par craniano. É composto por cerca de 75% dos feixes nervosos que constituem o sistema nervoso parassimpático.

É responsável pela resposta de relaxamento, digestão e regeneração, ao contrário do sistema nervoso simpático que é responsável pela resposta de luta, fuga ou congelamento que acontece sempre que percecionamos uma situação como ameaçadora.

Juntos, estes sistemas constituem o sistema nervoso autónomo. Não há um melhor que outro, mas sabemos hoje que a dominância do sistema nervoso simpático pode ser deletéria para a nossa saúde física, mental e emocional. Entre outras, a função do nervo vago é controlar nosso humor, frequência cardíaca, digestão e resposta imunitária do nosso corpo. Estimular o nervo vago (tónus vagal) pode ajudar a cultivar a nossa capacidade de autorregulação reforçando funções fundamentais ao nosso organismo.

Ter esta consciência é crucial na Parentalidade Generativa! Esta estimulação é simples e só depende de nós! Não existem fórmulas mágicas para se obter resultados, além da prática neste compromisso que abraçamos quando decidimos assumir o nosso poder pessoal, conscientizando-nos a nós e, pelo exemplo, aos demais de que temos acesso ilimitado ao nosso Ser! Um Ser completo e indissociável em todas as suas partes.

Há cerca de 2600 anos Platão exprimia esta complexidade através da triangulação perfeita entre o que designava como Soma (dimensão física), a Psique (dimensão mental e emocional) e o NOS (dimensão espiritual), sendo que ainda hoje utilizamos como termo técnico o conceito “Psicossomático” para uma manifestação emocional ou mental que se apresenta no plano físico sobre a forma de sinal ou sintoma.

Sabendo que todas as atividades que estimulem o tónus vagal são pró-saúde, e sendo este passível de ser medido sob forma de um indicador denominado HRV – Heart Rate Variability (Variabilidade de Frequência Cardíaca), o interesse pelo mesmo tem sido crescente no campo da ciência. Este indicador encerra em si informação prognóstica sobre morbilidade e mortalidade e denota a nossa flexibilidade e adaptabilidade ao Mundo e a forma como respondemos, agimos e nos relacionamos com o mesmo.

Coerência entre coração e respiração

O HRV expressa de forma quantitativa a qualidade da coerência existente entre o cérebro e o coração mediados pela respiração! Este nível de coerência permite evitar estados de stress mantidos ao longo do tempo (stress oxidativo), controlando ou revertendo estados de inflamação crónica que adulteram o nosso equilíbrio interior. Recorrendo a técnicas e práticas simples, não só aumentamos a nossa conexão interior, como ativamos as nossas capacidades inatas de regeneração e de cura, criando estados de Saúde, Amor, Alegria e Paz anteriormente inimagináveis! Com a prática regular determinamos novos perfis hormonais e neuroquímicos que, por sua vez, geram uma nova realidade. Libertando-nos de viver aprisionados em frames familiares do passado, criamos possibilidades, cocriando um presente diferente e generativo.

Ao trazermos a atenção ao nosso coração e respiração permitimo-nos viver no momento Presente! Tomamos plena Consciência do Ser sentindo aquilo que realmente somos sem capas, ideias ou projeções alheias herdadas ao longo de gerações… Libertamo-nos!

Como estimular o Nervo Vago?

Práticas simples como o COACH State, Respiração Focada no Coração®, Técnica Rápida da Coerência®, Meditação, Yoga, Tai-Chi e cantar ou vocalizar mantras estimulam o tónus vagal. Outras atividades como rir, receber massagens na face e no corpo, lavar a cara com água fria ou passar gelo na face e passear na natureza são também opções. Para efeitos mais profundos e permanentes é fundamental a prática diária. Cada pessoa e família poderá escolher aquela com que mais se identifica. Melhorias na capacidade cognitiva e criativa, na resiliência, na qualidade do sono, nos limiares de irritabilidade, no apetite, na estabilidade mental e emocional, na saúde cardiovascular e na saúde em geral são alguns dos resultados.

Quero reforçar que a respiração tem o poder de nos abrir portas à inteligência inata do coração e à sabedoria universal presente em cada célula do nosso corpo, bem como ao nosso inconsciente, desbridando camada por camada até alcançar a nossa essência! Podemos ouvirmo-nos e experienciarmo-nos cristalinamente, sem ruídos, deixando de fora tudo aquilo que não nos pertence. Libertando todo e qualquer peso que não nos sirva elevamos a nossa Consciência Humana a patamares cada vez mais subtis da existência. Ao fazermos isto, estamos também a libertar os nossos filhos para que possam ser e manifestar quem são, na sua totalidade.

Ana, mãe de dois gurus, é psicóloga social (pelo ISCTE), formada em Fisioterapia pela ESTeSL, especializada em Educação para a Saúde pela FMH. É ainda mestranda em Reabilitação Cardiovascular pela Faculdade de Medicina de Lisboa a realizar o projecto de investigação na área da Meditação no CRECUL (Centro de Reabilitação Cardíaca da Universidade de Lisboa). É Yoga of the Heart® especialidade na Áustria através da frequência da Pós-Graduação em Yoga Terapia com Nischala Joy Devi (Directora da Intervenção de Yoga no Programa de Reversão da Doença Cardíaca do Dr. Dean Ornish nos EUA) - reconhecido pela International Association of Yoga Therapy. Instrutora de Integral Yoga® pela escola do Mestre Sri Swami Satchidanada (Registered Yoga Teacher, RYT—Yoga Alliance), Yoga for the Special Child® Sónia Sumar Method e Mentoria EpiPessoal®.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO